Segundo, ainda o Guia PMBOK:
É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto. Ou seja, atender os requisitos do projeto, aquilo que o projeto se propõe.
Gerenciar projetos envolve tomar decisões sobre:
- Escopo, Tempo, Custo e Qualidade.
- Diferentes necessidades e expectativas dos clientes e partes interessadas.
- Requisitos identificados (necessidades) e não identificados (expectativas).
Benefícios do Gerenciamento de Projetos
- Disponibilidade de informação para a tomada de decisão
- Melhoria da qualidade nos resultados dos projetos
- Aumento da satisfação do cliente
- Minimizar os riscos em projetos
- Maior integração entre as áreas
- Otimização na utilização de recursos humanos
- Redução nos prazos de entrega
- Aumento da produtividade
- Redução nos custos relacionados a projetos
- Melhor retorno sobre o investimento
Além disso, sem um bom gerenciamento de projetos, o cliente pode estar esperando A e acabar recebendo B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário